Silhueta de pessoa indiferenciada

Cátia Sofia Martins

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Cátia Martins. Concluiu o seu Doutoramento em Psicologia em 2014 pela Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. O seu Mestrado é em Psicologia Educacional (2006, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Lisboa) e a sua Licenciatura em Psicologia Educacional (2002, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada Lisboa). É Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Algarve. Coordena o Grupo de Voluntariado UAlg V+ da Universidade do Algarve (desde 2018) e é a Presidente da Comissão Coordenadora da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES) (desde 2018). Membro de Unidade de Investigação do Centro de Investigação em Psicologia (CIP) da Universidade Autónoma de Lisboa e publicou 11 artigos em revistas especializadas. Possui 7 capítulos de livros e 1 livro. Orientou 12 dissertações de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador em 5 projeto(s), desde Erasmus+ (MILAGE, LEARN+ e Incollab), bem como regionais (Escola do Futuro Aprender+ e Programa de Formação e Apoio e Familiar). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Motivação; Famílias; Voluntariado; Aprendizagem; Psicologia Comunitária, Aprendizagem e Ferramentas digitais na educação. Completed the PhD in 2014, in Psychology by the University of Algarve (UAlg). Educational Psychologist since 2002 and finish her Master in Educational Psychology in 2006 (both in the ISPA–Lisboa). Assistant Professor at the Department of Psychology and Educational Sciences of UAlg, Coordinator of the University Volunteering Group UAlg V+ and President of the Coordinator Commission of the National Higher Education Network of Volunteering (R-VES). Research member of the Psychology Research Center (CIP) of the University Autonoma. Published 11 articles in specialized magazines, 7 book chapter (s) and 1 book (s). She participates as an Investigator in 3 international projects. Main areas: Motivation; Families; Volunteering, Community Psychology, Learning and Digital Tools in education.

Atividades

Atividades
2021/05/08. Apresentação oral de trabalho. Características Psicométricas do Inventário de Aliança Parental numa Amostra de Famílias em Risco Psicossocial. I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia. Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2021/05/06. Apresentação oral de trabalho. Características Psicométrcicas da Versão Portuguesa da Escala de Satisfação Marital ENRICH
. I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia. Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2021/05/06. Apresentação oral de trabalho. Características Psicométricas da Escala Brief COPE numa Amostra de Famílias Portuguesas em Risco Psicossocial. I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia. Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2018 - 2020. Orientação. DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: OS (PRE)CONCEITOS DE GÉNERO, INTERESSES E AUTOEFICÁCIA.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020. Júri de grau académico. Condição Física, Autoperceção e Rendimento Académico na Adolescência. Vogal. José Francisco Nunes Guilherme (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2020. Júri de grau académico. Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida – estudo com estudantes adultos. Arguente. Andreia Vitoriano (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020. Júri de grau académico. Efeito do suporte do pai e do suporte da mãe no desenvolvimento vocacional: estudos com alunos do 9º ano de escolaridade. Arguente. Carolina Martins (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/10/18. Apresentação oral de trabalho. Caracterização das Práticas de Gestão de Voluntariado nas IES: Os membros da R-VES.. I Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior. Rede Nacional de Voluntariado no Ensino Superior, UALG (Faro, Portugal).
2019. Júri de grau académico. Suporte dos Pares e Exploração Vocacional em estudantes do Ensino Básico: O efeito mediador de variáveis da agência individual. Arguente. ANA CATARINA OLIVEIRA MONTEIRO INÁCIO (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019. Júri de grau académico. Competências parentais percebidas em famílias em risco psicossocial e na população geral. Arguente. Andrea Miquelina de Sousa Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019. Júri de grau académico. Autoeficácia, satisfação com a vida e rendimento académico de alunos do 4º e 6º ano de escolaridade. Arguente. Rita Patacas Vieira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019. Apresentação oral de trabalho. MILAGE Learn+: the role of autonomy and self-regulation in Math learning. I CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN E INTERVENCIÓN: PSICOEDUCATIVA, FAMILIAR Y SOCIAL.
2019. Apresentação oral de trabalho. APP MILAGE LEARN+: a tool to promote autonomous learning. XXIV Congresso da SPE.
2019. Apresentação oral de trabalho. MILAGE LEARN+: a tool to promote autonomous learning of students in higher education . 2nd edition of the INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2019.
2019/10/18 - Presente. Membro de comissão. President of the Coordination Commission and member of the General Assembly of R-VES (National Higher Education Network of Volunteering).. Presidente / Vice-presidente.
2019/02 - Presente. Orientação. O Contributo das Estratégias Gamificadas para as Expetativas de Autoeficácia dos Alunos do Ensino Secundário na Disciplina de Matemática.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2016/06 - 2018. Orientação. A Metodologia de Projeto como Ferramenta Pedagógica Inclusiva, no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica, de Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Turmas Heterogéneas.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2018. Júri de grau académico. Autoeficácia e bem-estar subjetivo – contributo de um programa de educação positiva com alunos do 3º ciclo do ensino básico. Arguente. Jéssica Palma Cavaco (Mestrado). Universidade do Algarve.
2018. Apresentação oral de trabalho. Instrumentos de avaliação de ajuda à transição de carreira de adultos. 10º Congresso AIDAP/AIDEP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica.
2018. Apresentação oral de trabalho. A importância do voluntariado no contexto universitário: a experiência do Grupo de Voluntariado UAlg V+. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES).
2018/09/10 - Presente. Membro de comissão. General coordinator of the Volunteer Group of the University of Algarve UAlg V +.. Coordenador. Universidade do Algarve.
2018/06. Apresentação oral de trabalho. Sense of competence and parenting stress in families at psychosocial risk. 6th International Congress of Educational Sciences and Development.
2018/02 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia Comunitária. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2015 - 2017. Orientação. O contributo da Autodeterminação no sucesso académico: o papel preditor da Autonomia e das necessidades psicológicas básicas.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2015 - 2017. Orientação. Projeto: Práticas de Educação Sexual em Contexto Escolar.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2017 - Presente. Orientação. O contributo da APP MILAGE APRENDER+ na Aprendizagem autorregulada da Matemática.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2017 - Presente. Orientação. A APP MILAGE APRENDER+ e a Teoria da Autodeterminação na Aprendizagem da Matemática em Alunos do Ensino Secundário.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2017 - Presente. Orientação. Voluntariado Universitário: Estudo de caso sobre Grupo UAlg V+
.Educação Social (Mestrado). Orientador.
2017. Júri de grau académico. Famílias em Risco Psicossocial: Funcionamento familiar, competências parentais, apoio social e bem-estar. Vogal. Carmen Macedo (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. O Suporte Parental e Autoeficácia nos Processos de Exploração e de Tomada de Decisão de Carreira, em Alunos do Ensino Secundário. Arguente. Micaela Isabel Vaz Estreia (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. A Importância do Suporte Parental e Autonomia nos Processos de Exploração e Indecisão de Carreira. Arguente. Suzi Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Suporte dos pares e desenvolvimento vocacional em estudantes do ensino secundário: o efeito da Autonomia no processo de tomada de decisão de carreira. Arguente. Alex Miguel Da Silva (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Educar para o otimismo e para as emoções positivas. Arguente. Rute Pereira Martinho (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Competências parentais e perceção das dificuldades e capacidades dos filhos. Um estudo com pais e mães algarvios. Arguente. Ângela Sofia Tavares Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. A Educação Positiva como Base de um Modelo de Intervenção Psicológica com Alunos do Ensino Básico. Arguente. Vanda Cristina Sotto Mayor Dias Pedro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Avaliação dos Impactos de Intervenção de Educação Positiva no Bem-Estar e no Desempenho Escolar de Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico. Arguente. Tatiana de Lurdes Bettencourt Medina (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. Estilos, Práticas Parentais e Perceção das Capacidades e Dificuldades dos Filhos: Um estudo exploratório na população em geral. Arguente. Sandra Oliveira Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. A importância do suporte parental e da Motivação Intrínseca nos Processos de Exploração e na Indecisão de Carreira. Arguente. Vera Lúcia Martins de Matos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. A importância do desenho infantil para o desenvolvimento das crianças em Jardim de Infância. Arguente. Ana Catarina Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Apresentação oral de trabalho. Volunteering an integrated strategy against social exclusion. II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2017. Apresentação oral de trabalho. Satisfacción, engagement y compromiso organizacional en el voluntariado: análisis de su capacidad de predicción de la intención de permanência en una muestra de voluntarios portugueses. III Congreso Nacional de Psicología.
2017. Apresentação oral de trabalho. Apoyo Social Percibido por los Padres y Ajuste Psicológico Infantil. 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
2017. Apresentação oral de trabalho. Análise Confirmatória da Versão Reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais. 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
2017. Apresentação oral de trabalho. Estilos e Práticas Educativas. Será o Nível Educativo das Mães Importante?. 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
2017. Apresentação oral de trabalho. The Use of Milage Learn+ APP: A preliminar study from training course for adults applying university. I Congreso Virtual Internacional y III Congreso Virtual Iberoamericano sobre Recursos Educativos Inovadores.
2017. Apresentação oral de trabalho. The Use of Milage Learn+ APP for Computer Programming Learning: A Preliminary Study Concerning Self-Determination Variables. II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2017. Apresentação oral de trabalho. Engaging Volunteering at University of Algarve: Motivations and Expectations. II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2013/05 - 2017/11. Membro de comissão. Faculty Coordinator of the Office of Students with Special Educational Needs' Office. . Coordenador. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2017/11 - Presente. Membro de comissão. Member of the Working Group for Non-Formal Education of the Portuguese Psychologists Association.. Membro. Ordem dos Psicólogos Portugueses.
2014 - 2016. Orientação. Organização e Métodos de Estudo: Uma proposta interventiva para alunos de 3o ciclo.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2016. Júri de grau académico. Cognitive-Motivational Determinants of Career Decision-making Processes: Validation of a Conceptual Model. Arguente. Pedro Miguel Gomes Cordeiro (Doutoramento). Universidade de Coimbra.
2016. Júri de grau académico. Avaliação do Impacto de um programa de Intervenção Vocacional na Autoeficácia em Alunos do Percurso Curricular Alternativo. Arguente. Cristiana Alexandra Ribeiro Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. O Livro – Um recurso transversal”. Mestrado em Educação Pré-Escolar . Arguente. Joana Filipa Eugénio Fernandes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. Otimismo, Carreira e Bem-Estar Subjetivo em Estudantes do Ensino Superior. Arguente. Mónica Cristina Nobre Laginha (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. A importância do Método TEACCH na inclusão de uma criança autista: Estudo de caso. Arguente. Ana Rita Jesus Fortunato (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Apresentação oral de trabalho. The role of Volunteering in Higher Education: Bridging and Bonding Academic and Work Experiences. I International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2016. Apresentação oral de trabalho. Support Office for Students with SEN at the University of Algarve: Past, present and future! . I International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
2015 - Presente. Orientação. Transição para a Reforma: o contributo do ajustamento psicológico, qualidade de vida e bem-estar na satisfação em idosos.Psicologia da Educação. Orientador.
2015. Júri de grau académico. Atitude Face ao Futuro, Satisfação com a Vida e Raciocínio Sistemático em Novas Situações. Estudo com uma amostra de estudantes do Ensino Superior. Arguente principal. Alda Dulce Pereira De Sousa Matos (Doutoramento). Universidade de Coimbra.
2015. Júri de grau académico. Perceção de controlo na velhice: na relação entre autoeficácia, autoestima e bem-estar psicológico. Arguente. Maria Mesa Fernández (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Contextos de Alfabetização do Mova-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania: Intervenção Comunitária e Implicações no Desenvolvimento Local. Arguente. Joana Marta Paraízo Pedro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Estratégias para desenvolver a Formação Pessoal e Social em crianças de idade pré-escolar. Arguente. Cátia Patrícia Gama Batista (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Os Estilos Parentais e a Qualidade de Vida Percebida pelos Adolescentes. Arguente. Catarina Ribeiro Freire de Almeida (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. O Serviço Público de Emprego e a Orientação dos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção. Arguente. Maria Teresa Tavares Saraiva Paes Lobo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Práticas Parentais e Comportamentos de Risco para a Saúde dos Adolescentes. Arguente. Lúcia André do Carmo Barracosa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Apresentação oral de trabalho. O voluntariado e a satisfação com a vida: um estudo exploratório com estudantes universitários. XIII Colóquio de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios atuais.
2015 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Educação. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2015/09 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Motivação, Aprendizagem e Desempenho Escolar. Psicologia da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2015/05 - Presente. Membro de comissão. Faculty coordinator of the Volunteer Group at the University of Algarve UAlg V +.. Coordenador. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014. Júri de grau académico. A Educação Comunitária e a Agenda Socioambiental de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira: Resultados da intervenção à Comunidade de Morro Seco. Arguente. César Augusto Silva (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014. Júri de grau académico. Promoting Parental support and Vocational Development of 8th Grade Students. Arguente. Elisabeth Rosa Alexandre Simões (Mestrado). Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Intervenção Socioeducativa e Participação Comunitária. Psicologia da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Métodos Avançados de Investigação. Psicologia da Educação; Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/09 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Educação. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.

Projetos

Projetos
2019/09/01 - 2022/08/31. LEARN+: Building communities of teachers producers to implement personalized learning of mathematics supported by machine learning and block chain to assess competences, Erasmus+. Investigador. Universidade do Algarve.
2019/09/01 - 2021/08/31. INCOLLAB - Interdisciplinary collaborative approaches to learning and teaching in Higher Education, ERASMUS+ Strategic Partnership, Higher education. Investigador. Universidade do Algarve.
2018/12/06 - 2021/07/31. Escola do Futuro Aprender+ /School of Future Learn +, Prestação de Serviços. Investigador. Universidade do Algarve.
2017 - 2019/12. Professionals training and Implementation of a Education and Family Support Program. Investigador. Câmara Municipal de Albufeira.
2019/02 - 2019/12/31. Impact of the Open Window to the Family Program. Investigador. Administração Regional de Saúde do Algarve IP.
2015/09 - 2018/08. MILAGE : Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books.

Produções

Cristina Nunes; Cátia Martins; Marta Brás; Cláudia Carmo; Andrea Gonçalves; António Pina. 2022. "Impact of an Online Parenting Support Programme on Children’s Quality of Life". Children, 9 (2): 173-173. https://doi.org/10.3390/children9020173
Cristina Nunes; Cátia Martins; Andreia Leal; Pedro Pechorro; Laura Inês Ferreira; Lara Ayala-Nunes. 2022. "The ENRICH Marital Satisfaction (EMS) Scale: A Psychometric Study in a Sample of Portuguese Parents". Social Sciences. https://doi.org/10.3390/socsci11030107
Pedro Pechorro; Rebecca Revilla; Victor H. Palma; Cristina Nunes; Cátia Martins; Melissa A. Cyders. 2021. "Examination of the SUPPS-P Impulsive Behavior Scale among Male and Female Youth: Psychometrics and Invariance". Children, 8 (4): 283-283. https://doi.org/10.3390/children8040283
Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura Inês; Martins, Cátia. 2021. "As Escalas de Bem-Estar Infantil (EBI): características psicométricas da versão portuguesa". Psicologia: Reflexão e pesquisa.
Nunes, Cristina; Pérez-Padilla, Javier; Martins, Cátia; Pechorro, Pedro; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura I.. 2021. "The Brief COPE: Measurement Invariance and Psychometric Properties among Community and At-Risk Portuguese Parents". International Journal of Environmental Research and Public Health, 18 (6). https://doi.org/10.3390/ijerph18062806
Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura Inês; Martins, Cátia. 2021. "Características psicométricas e estrutura fatorial da FACES III numa amostra de famílias em risco psicossocial". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica, 2 (59).
MARIA HELENA VENÂNCIO MARTINS; FRANCISCO R. L. VIEIRA DE MELO; CÁTIA MARTINS. 2021. "SERVIÇOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES: DIFICULDADES E DESAFIOS". Educação em Revista. https://doi.org/10.1590/0102-469827022
Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Matos, Filomena; Costa, Emilia; Gonçalves, Andrea. 2020. "Parents’ perceived social support and children’s psychological adjustment". Journal of Social Work. https://doi.org/10.1177/1468017320911614
Mauro Figueiredo; Cátia Martins; Conceição Ribeiro; José Rodrigues. 2020. "MILAGE LEARN+: A Tool to Promote Autonomous Learning of Students in Higher Education". 354-363. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-30938-1_28
Horta, Helena; Simonot, Catherine; Rodrigues, Suzi; Gamboa, Vítor; Martins, Cátia; Figueiredo, Mauro. 2019. "Promoção de inovação pedagógica em contexto escolar: Quais as motivações, expectativas e desafios percecionados pelos docentes?". revistamultidisciplinar.com, 1 (1): 77-87. https://doi.org/10.23882/mj1910
Martins, Cátia; Marques, Maria da Graça; Estêvão, M. Dulce; Martins, Ana Isabel; arco, joaquim; Madeira, Maria Emília; Rafael, Maria da Graça; Ribeiro, Conceição; Andrade, Raquel G. D.. 2019. "A importância do voluntariado no contexto universitário: a experiência do Grupo de Voluntariado UAlg V+". Em CNaPPES 2018 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 42-48. Braga, Portugal: Universidade do Minho. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/60650/1/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL%20%28RSL%29.pdf
Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Ayala-Nunes, Lara; Macedo, Carmen; Martins, Cátia. 2019. "As famílias em risco psicossocial no Algarve". Em Famílias em risco. Avaliação e intervenção psicoeducativa., editado por Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Ayala-Nunes, Lara (441A-F8EC-1160). Editora Sílabas e Desafios.
Nunes, Cristina; Menéndez, Susana; Martins, Cátia; Martins, Helena. 2018. "Psychometric properties of the Negative Stereotypes Towards Aging Questionnaire (CENVE) among a sample of Portuguese adults". Psicologia: Reflexão e Crítica, 31 (1). https://doi.org/10.1186/s41155-018-0085-0
Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Pechorro, Pedro; Costa, Emília; Matos, Filomena. 2018. "Análisis confirmatorio de la versión reducida del Cuestionario de Dimensiones y Estilos Parentales (PSDQ) en una muestra portuguesa". European Journal of Education and Psychology, 11 (2). https://doi.org/10.30552/ejep.v11i2.223
Matos, Filomena; Costa, Emilia; Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina. 2018. "Como vivem as crianças em Albufeira? Hábitos de vida, alimentação e saúde". Em Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 338-344. 7ª ed. Vol. 201. AEPC.
Costa, Emilia; Matos, Filomena; Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina. 2018. "Estilos e Práticas Educativas. Será o Nível Educativo das Mães Importante?". Em Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 330-337. 7ª ed. Vol. 201. AEPC.
Hidalgo, Maria Victória; Menéndez, Susana; López, ISabel; Lorence, Barbara; Sánchez, Jose; Jiménez, Lucía; Nunes, Cristina D711-CB24-6539; et al. 2018. Programa de Formación y Apoyo Familiar/ Programa de Formação e Apoio Familiar. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Fernandes, Catarina; Nunes, Ricardo; Pimenta, Sofia; Almeida, Ana Susana; Cátia Martins. 2017. "A relação da vinculação amorosa com a ideação Suicida em jovens adolescentes.".
Martins, Cátia. 2017. "O voluntariado enquanto estratégia integrada de combate à exclusão social". Dirigir & Formar, Jul-Set: 29-32.
Martins, Cátia; Silva, José Tomás; Jesus, Saul Neves. 2015. "O voluntariado e a satisfação com a vida: um estudo exploratório com estudantes universitários". Em Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais, editado por Mata, Lourdes; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera Cunha; Morgado, José; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina Q.; Silva, José Maria Castro, 54-68.
Martins, Cátia. 2015. "Motivação para Realizar Voluntariado: Estudos segundo as abordagens funcionalista e da autodeterminação". Doutoramento. https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/6742/1/CsMartins2013_Motivação%26Voluntariado.pdf
Martins, Cátia; Jesus, Saúl; da Silva, José Tomás. 2012. "A Motivação para o Envolvimento em Atividades de Voluntariado segundo as Abordagens Funcionalista e Autodeterminada". Em Actas do 12º Colóquio de Psicologia e Educação - Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática, editado por Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Morgado, José; Castro Silva, José; Monteiro, Vera Cunha, 296-310.
Pereira, C.; Pires, Joana; Reis, M.; Almeida, Ana Susana; Martins, Cátia. 2011. "Envolvimento das Crianças em contexto de jardim-de-infância". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (1): 219-229. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832328022.pdf
Martins, Cátia; Jesus, Saul; da Silva, José Tomás. 2011. "O voluntário no teatro “Comunidade”: um olhar sobre o seu significado segundo uma abordagem vocacional". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (5): 349-356. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832343037
Cardeira, Cidália; Almeida, Ana Susana; Martins, Cátia; Bento, M.; Cabeleira, F. 2011. "Perfil de desenvolvimento global de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (1): 379-388. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832328038
Pires, Vanessa Rocheta; Almeida, Ana Susana; Martins, Cátia. 2011. "Perspectiva dos encarregados de educação acerca da qualidade do ambiente em contexto de jardim-de-infância". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (1): 389-398. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832328039.pdf
Martins, Cátia. 2010. "Recursos e práticas de literacia e motivação para a aprendizagem escolar". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología, 1 (1): 153-166. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832326016.pdf
Martins, Cátia; Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Martins, Ana Teresa; Almeida, Ana Susana. 2009. "Os contextos de socialização dos adolescentes". Em Temas Actuais em Psicologia, 61-88. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Jesus, Saul; Vieira, Luís Sérgio; Almeida, Helena; Santos, Joana Vieira; Gomes, Alexandra; Martins, Cátia. 2009. "Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professores". Em Temas Actuais em Psicologia, editado por Jesus, Saúl; Nunes, Cristina D711-CB24-6539. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/1578
Martins, Cátia. 2006. "Motivação para a Aprendizagem Escolar e Práticas Familiares de Literacia: Análise da relação em crianças do 1º ano de escolaridade". Mestrado. http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/660
Martins, Cátia. 2004. "Falar para lembrar Tipo de discurso e recordação de intervenção". Análise Psicológica. https://doi.org/10.14417/ap.137
 

Contacto