Silhueta de pessoa indiferenciada

Carla Cardoso Vilhena

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID externa
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Carla Cardoso Vilhena. Completed the Doutoramento in Educational Sciences in 2010/11/10 by Universidade Nova de Lisboa, Mestrado in Educational Sciences, specialization in History of Education in 2002 by Universidade de Lisboa and Licenciatura in Applied Psychology, field of Educational Psychology in 1997 by Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida. Is Assistant Professor in Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Subdirector of the degree in Educational and Training Sciences in Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Researcher in GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CESI20), Vice-President of the Fiscal Council in Associação de História da Educação de Portugal [HISTEDUP] and Member of the General Council of School Cluster of Montenegro /Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Montenegro, em representação da Universidade do Algarve in Universidade do Algarve. Published 14 articles in journals. Has 24 section(s) of books and 2 book(s). Organized 22 event(s). Participated in 4 event(s). Co-supervised 1 PhD thesis(es). Supervised 16 MSc dissertation(s) e co-supervised 4. Participates and/or participated as Researcher in 3 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In their professional activities interacted with 37 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Portugal; Educação de infância; História da educação; .

Atividades

Atividades
2022/09/16. Apresentação oral de trabalho. Educação de infância e a cidade. O programa das Casas da Criança em Coimbra (1927-1974). XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2022/09/15. Apresentação oral de trabalho. Brincar, conhecer e participar: Análise de discursos sobre a criança na cidade (1996-2022). XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal).
Revisão ad hoc de artigos em revista. Endeavour.
2022/07/19. Apresentação oral de trabalho. Older men’s perceptions on nonformal and informal activities in the community. ESREA “Gender and Adult Education” Research Network Conference : Gender and adult education in the era of social and cultural changes: (new) risks and challenges. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
Consultoria / Parecer. Consultora de Formação . Centro de Formação Associação de Escolas Ria Formosa.
2022/06/07. Apresentação oral de trabalho. Utilização das plataformas e tecnologias digitais pelos alunos: O papel do capital cultural das famílias. Seminário Internacional "Plataformas digitais na gestão educacional escolas/agrupamentos de escolas". Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2022/05/20. Apresentação oral de trabalho. Plataformas digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas: Apresentação dos resultados do projeto DigP-SEM. Seminário "Plataformas digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas".
2022/05/19. Júri de grau académico. O desperdício alimentar em contexto escolar: Conhecimento, sensibilidade e consciência (estudo de caso).. Carla de Fátima Leiria Sabino Viegas (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/09 - 2022/05/05. Orientação. Formação contínua de professores no âmbito da Educação Inclusiva: Um estudo de caso na Escola da Ponte.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2022/04/22. Júri de grau académico. O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1.º ciclo do Ensino Básico.. Arguente. Ana Sofia Garcia Abrantes (Mestrado). Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra.
2021/10/19 - 2022/04/08. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do Congresso Ciências da Educação, Poder Local e Associativismo (2022). Universidade do Algarve.
2022/04/07. Apresentação oral de trabalho. Gestão flexível do currículo e diferenciação pedagógica. Seminário Luso Brasileiro: Educação no presente e passado imperfeito. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2019 - 2021. Arbitragem científica em conferência. XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação . Online.
2019 - 2021. Organização de evento. XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação (2021).
2021/12/06. Apresentação oral de trabalho. A proposta pedagógica de Célestin Freinet. Um militante comunista. 1921-2021: nos 100 anos do PCP – Imaginários Políticos e Expressões Culturais.
2021/10/27. Júri de grau académico. Educação de pessoas com deficiência na Fundação Irene Rolo. Arguente. Henrique Matos Portugal (Mestrado). Universidade do Algarve.
2021/10/18. Apresentação oral de trabalho. Ver a Educação Integral pela proposta pedagógica de Freinet. Seminário Internacional Educação Integral na Sociedade Contemporânea: Reflexões e desafios em pleno século XXI .
2021/10/13 - 2021/10/17. Arbitragem científica em conferência. Seminário Internacional Educação Integral na Sociedade Contemporânea: reflexões e desafios em pleno século XXI. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
2021/08/30. Apresentação oral de trabalho. A conceptualização da qualidade na educação de infância em Portugal (1997-2020). 7º Congresso Internacional CESPE 2021: CESPE Portugal e CESPE Brasil: Educação e equidade em tempos digitais.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista Portuguesa de Pedagogia.
2021/07/21. Apresentação oral de trabalho. Inovação, desenvolvimento e coesão social. O Ensino Secundário em Portugal nas décadas de 60 e 70 do século XX. XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação .
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista Portuguesa de Educação.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista Portuguesa de Pedagogia.
2021/01/01 - Presente. Membro de associação. Centro Latinoamericano de Estudios en Epistemología Pedagógica (CESPE)
.
2020. Apresentação oral de trabalho. O contributo da educação para o desenvolvimento no Portugal do 3º quartel do século XX. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
2020/12/02. Júri de grau académico. Uma Abordagem Multicultural no 1.º CEB para a Educação Intercultural. Arguente. Mónica Cristina Abreu Lucas (Mestrado). Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra.
2020/09 - Presente. Orientação. Os impactos do COVID-19 no uso de plataformas digitais em universidades portuguesas.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Espacio Tiempo y Educación (2340-7263). FahrenHouse.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Cadernos de História da Educação (1982-7806). EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia.
2019/12/02 - 2020/01/02. Arbitragem científica em conferência. XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Online.
2017 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Ética e Deontologia em Educação . Ciências da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2019/10/20 - 2019/12/04. Arbitragem científica em conferência. XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação. Instituto da Educação da Universidade de Lisboa.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista Portuguesa de Educação (2183-0452). University of Minho.
2019/04/10 - 2019/10/12. Organização de evento. Encontro de Ciências da Educação da Universidade do Algarve (2019).
2019/09 - Presente. Orientação. Bullying em meio escolar: perceção do papel das escolas de Silves na identificação, prevenção e combate do fenómeno.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2019/09 - Presente. Orientação. O ensino sobre o continente Africano nos livros didáticos de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2019/07/18. Apresentação oral de trabalho. The training of early childhood educators in Portugal: Students memories of Instituto de Educação Infantil (1954-1975). 41st annual conference of the International Standing Conference for the History of Education (ISCHE) – Spaces and Places of Education.
2019/07/18. Apresentação oral de trabalho. Cartography and school architecture. Considerations on the 60 years of the relationship between the city of Coimbra (Portugal) and its teachers training school (1930-1989). 41st annual conference of the International Standing Conference for the History of Education (ISCHE).
2019/05/11. Apresentação oral de trabalho. Cumulative advantages and disadvantages of Portuguese older men. 10th ELOA Netowrk Conference: The pluralisation of transitions to the after-working life phase: Gender capital, silver productivity and mental health. University of Ljubljana (Liubliana, Eslovénia).
2019/04/16. Júri de grau académico. A infância e a educação das crianças indígenas Guarani Mbyá. Vogal. Elizabeth Ramos da Silva (Doutoramento). Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.
2019/04/02. Júri de grau académico. Por Caminhos Africanos: Prática Interculturais numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Arguente. Marta Filipa Gonçalves Morgado (Mestrado). Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra.
2019/03/08. Apresentação oral de trabalho. "A arte de educar a infância: Discursos acerca da educação da criança em idade pré-escolar". Ensino e Pedagogia - A arte de ensinar. Câmara Municipal de Silves.
2019/02/22. Apresentação oral de trabalho. A inovação em educação de infância: uma análise a partir do discurso dos educadores de infância (1987-2007). Colóquio Inovação e Educação Contemporânea: III Encontro Inovar.
2019/02/06. Apresentação oral de trabalho. "A arte de ensinar". Conferência "Ensino e Pedagogia". Universidade do Algarve.
2018 - 2018. Organização de evento. 9th Conference of the ESREA Research Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA) (2018). Universidade do Algarve.
2018. Apresentação oral de trabalho. O quotidiano das instituições de educação de infância em Portugal (1960-1974): Memórias de educadoras de infância. XIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericano.
2018. Apresentação oral de trabalho. Metamorfoses do Ensino Liceal no Portugal do Estado Novo. Do Currículo às Disciplinas Escolares. XIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericano.
2018 - 2018. Organização de evento. XIV Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2018). Universidade do Algarve.
2017 - 2018. Curso / Disciplina lecionado. Políticas Europeias em Educação e Formação. Ciências da Educação e da Formação. Universidade do Algarve.
2018/10/13. Apresentação oral de trabalho. Cumulative disadvantages throughout the life course: A case study on older men’s wellbeing. 9th ELOA Conference, Older adults’ well-being: The contributions of education and learning. Universidade do Algarve.
2018/05. Apresentação oral de trabalho. "Governing mothers: Education for motherhood in Portuguese parenting magazines (1945-1958 vs 1994-2007)¿" . Conference Discorse, Power and Resistance 2018. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2018/04/13. Apresentação oral de trabalho. A formação de educadoras de infância no Instituto de Educação Infantil (1954-1976): Memórias de alunas. II Seminário Internacional “Memórias da Infância e da Escola no tempo da Ditadura” .
2018/01/20. Apresentação oral de trabalho. Como educar as crianças? Uma perspetiva sóciohistórica. Modelos e abordagens educativas: História, percursos e desafios. Câmara Municipal de Lagoa.
2017 - 2017. Orientação. O papel da Família no percurso escolar: O caso dos alunos com Insucesso repetido num TEIP.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2017 - 2017. Orientação. Rede de Voluntariado Sambrasense em Ação.Educação Social (Mestrado). Orientador.
2017. Apresentação oral de trabalho. Os desafios que as escolas colocam às famílias: Estratégias e práticas familiares no contexto da escola pública portuguesa. II Conferência Ibérica de Sociología de la Educación. Federácion Española de Sociología/Associação Portuguesa de Sociologia (Córdoba, Espanha).
2017. Apresentação oral de trabalho. The times change, the interpretations change? Memory(s) of the experience of the "Pedagogical Experiences" in Coimbra. II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences . CIEO/Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2017. Apresentação oral de trabalho. A educação de infância em Portugal na segunda metade do século XX: Uma reconstrução a partir de memórias de educadoras de infância. Memórias da infância e da escola: Uma perspetiva sociodinâmica. FPCE e GRUPOEDE, CEIS20, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2017. Júri de grau académico. Rede de Voluntariado Sambrasense em ação. Ariana Cruz (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Apresentação oral de trabalho. Receção(ões) e leituras da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal . O Tempo dos Professores. CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativa (Porto).
2017 - 2017. Organização de evento. Colóquio Internacional "Um século de educação: Transformações e memórias" (2017). GRUPOEDE/CEIS20, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
2017 - 2017. Organização de evento. XIII Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2017). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
2017. Apresentação oral de trabalho. A formação de educadoras de infância em Portugal: Instituto de Educação Infantil (1954-1976). Colóquio Internacional "Um século de educação: Transformação e memórias". Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, GRUPOEDE/CEIS20, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2017. Apresentação oral de trabalho. Cartografia e arquitectura escolar. Reflexões em torno de 60 anos de vivência de Coimbra com a sua escola de Magistério Primário (1930-1989). Colóquio Internacional "Um século de educação: Transformações e memórias". Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, GRUPOEDE/CEIS20, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2017. Júri de grau académico. O papel da Família no percurso escolar: O caso dos alunos com Insucesso repetido num TEIP. Marta Cândido de Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Apresentação oral de trabalho. Learning careers after retirement: The influence of academic background. ELOA 2017. Creativity, voice, identity, action! - Older people learning creatively for creativity, finding a 'voice' and taking action. European Society for Research on the Education of Adults (ESREA)/Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA)/Leeds Beckett University (Leeds).
2017. Apresentação oral de trabalho. Possibilidade(s) para a compreensão da formação inicial de professores: O(s) contributo(s) da memória. II Congresso Internacional Transformações e (in)consistências das dinâmicas educativas: O (trans)nacional, o local e o comunitário nas políticas educativas. GRUPOEDE/CEIS20, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra).
2017. Júri de grau académico. A Divisão de Juventude, Educação e Biblioteca da Câmara Municipal de Leiria: Perspetivas e potencialidade de intervenção no campo educativo. Daniela Ferreira Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017. Júri de grau académico. A melodia do lixo: Educação musical como estratégia de intervenção socioeducativa na Associação de Proteção à Rapariga e à Família. Mariana Cavaco Barrote (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Políticas Sociais e Educativas . Ciências da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2017 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Educação e Desenvolvimento. Ciências da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2017 - 2017. Arbitragem científica em conferência. II Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: o (Trans)Nacional, o Local e o Comunitário nas Políticas Educativas".
2016/09 - 2017/09. Orientação. O papel da família no percurso escolar: O caso dos alunos com insucesso repetido num TEIP.Mestrado em Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. A evolução do ensino profissional face ao ensino regular no sistema educacional português ao nível do ensino secundário.Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado). Coorientador.
2016. Apresentação oral de trabalho. Well-being in early childhood: An historical approach. International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. CIEO (Gambelas, Portugal).
2016. Apresentação oral de trabalho. A formação inicial de professores em Portugal num passado recente. XII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Historia de las instituciones, práticas y saber pedagógico en Iberoamerica. Universidade de Antioquia (Medellin).
2016 - 2016. Organização de evento. XII Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2016). Universidade do Algarve.
2013 - 2016. Curso / Disciplina lecionado. História e Políticas Educativas . Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016 - 2016. Arbitragem científica em conferência. Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases". Universidade de Coimbra.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Espacio, Tiempo y Educación.
2016/01/05. Júri de grau académico. A evolução do ensino profissional face ao ensino regular no sistema educacional português ao nível do ensino secundário. Orientador. Eugénia Narciso (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015 - 2015. Orientação. O desenvolvimento da auto-estima na criança em idade pré-escolar.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015. Apresentação oral de trabalho. Discurso psicológico sobre a infância: Da construção da normalidade à maximização do desenvolvimento da criança. Seminário "Conceções da infância e vivências das crianças". CEIS20/Universidade de Coimbra (Coimbra).
2015. Júri de grau académico. As criança e os media: Análise de discursos dirigidos aos pais. Liliana Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015 - 2015. Organização de evento. Colóquio Internacional “Ideias e ‘artes de fazer’ em educação” (2015). GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CESI20).
2015 - 2015. Organização de evento. Seminário “Conceções da infância e vivências das crianças” (2015). GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CESI20).
2015. Apresentação oral de trabalho. A criança problema: Discursos dirigidos aos pais (2ª metade do século XX). Colóquio Internacional "Olhares sobre a infância e as crianças: Narrativas da modernidade (e pós-modernidade) portuguesa e brasileira". GRUPOEDE, CEIS20, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2015 - 2015. Organização de evento. XI Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2015). FCHS, UAlg.
2015 - 2015. Organização de evento. Colóquio Internacional Olhares sobre a infância e as crianças: Narrativas da modernidade (e pós-modernidade) portuguesa e brasileira (2015). GRUPOEDE/CEIS20, Universidade de Coimbra.
2015 - Presente. Membro de associação. Associação de História da Educação de Portugal.
2013 - 2015. Orientação. TAT-Teaching in Art and Theatre.Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento). Coorientador.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Espacio, Tiempo y Educación.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Foro de Educación.
2015/09/18. Júri de grau académico. Contextos de alfabetização do MOVA-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania: Intervenção comunitária e implicações no Desenvolvimento Local. Vogal. Joana Marta Paraíso Pedro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015/04 - 2015/04. Arbitragem científica em conferência. Child Project: 5th Global Meeting - Childhood: Explotation and Danger. Oxford University.
2014. Apresentação oral de trabalho. Discursos sobre a educação moral e social das crianças em idade pré-escolar (1910-1926). História da Educação: Aspetos de Portugal e do Brasil. CEIS20/Universidade de Coimbra.
2014. Apresentação oral de trabalho. Preparing the successful child: A critical analysis of child-rearing advice in Portuguese parenting magazines (1994-2007). Childhood: A persons project - 4th Global Conference.
2014 - 2014. Orientação. A Perceção do Papel Educativo dos Auxiliares de Ação Educativa na Educação de Infância.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2014. Júri de grau académico. A auto-avaliação da biblioteca escolar: Uma chave para a eficácia?. Maria Fernanda Pereira dos Santos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014. Júri de grau académico. Ensinar e aprender no Ensino Superior através do ensino à distância. O perfil pedagógico do professor/tutor e o perfil de aprendizagem dos estudantes em cursos de b-learning. . Rosária Maria Viegas Neves Pacheco (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014. Júri de grau académico. O impacto da educação sexual em contexto escolar. Liliana Sofia Sequeira Paulos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014 - 2014. Organização de evento. Colóquio Internacional "História da Educação: Aspetos de Portugal e do Brasil" (2014). GRUPOEDE/CEIS20, Universidade de Coimbra.
2014 - 2014. Organização de evento. X Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2014). FCHS, UAlg.
2010 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Projeto - Práticas Profissionais em Educação I (1º Ciclo - Ciências da Educação e da Formação). Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2013 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Políticas Europeias em Educação e Formação . Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2013 - 2014. Orientação. A perspetiva das crianças sobre a qualidade no jardim de infância.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2013 - 2014. Orientação. A qualidade da creche na perspetiva dos pais.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2013 - 2014. Orientação. A Implementação e o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação em Contexto Escolar – Um estudo sobre a região do Algarve (2013-14).Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Coorientador.
2013/09 - 2014/09. Orientação. A implementação de modelos de avaliação de qualidade no pré-escolar: Um estudo de caso no concelho de Portimão (2013-14).Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2013. Apresentação oral de trabalho. Supporting access to higher education from mature students: The Portuguese case. Multiplier Conference . Project "Lost in Transition Europe" (LITE) (Sófia).
2013 - 2013. Orientação. As criança e os media: Análise de discursos dirigidos aos pais (2013-2014).Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2013. Apresentação oral de trabalho. "Como criar filhos normais?" Discursos sobre o desenvolvimento sócio-emocional da criança (1945-1958). Colóquio "Momentos e entendimentos da educação em Portugal e no Brasil". CEIS20/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra).
2013. Apresentação oral de trabalho. "Começai desde já a preparar o vosso filho para a escola": A mãe e a educação intelectual da criança (1945-1958). Colóquio "Educação e História: A conveniência de uma relação". CEIS20/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra).
2013. Júri de grau académico. Gestão partilhada e comunicação numa liderança de sucesso. Manuel Duarte Santos Costa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013 - 2013. Organização de evento. Colóquio “Educação e história: A conveniência da relação” (2013). GRUPOEDE/CEIS20, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
2013 - 2013. Organização de evento. IX Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2013). FCHS, UAlg.
2013 - 2013. Participação em evento. Colóquio “Momentos e entendimentos da educação em Portugal e no Brasil”. Outro.
2013 - 2013. Participação em evento. Colóquio “Educação e história: A conveniência da relação”. Outro.
2012 - 2013. Orientação. Educação para a Saúde: Acompanhamento da implementação do Programa Nacional de Saúde Escolar no Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Organização de evento. Palestra "Communities of inquiry in blended learning: O 3º elemento do processo de ensino/aprendizagem", realizada pelo Doutor José António Moreira, Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta (2013).
2012/09 - 2013/09. Orientação. Relação família escola: A importância do envolvimento parental.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2013/07/22. Júri de grau académico. A influência das práticas parentais no sucesso escolar de adolescentes imigrantes e portugueses. Isabel Maria Lacueva Cardoso Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013/07/01. Júri de grau académico. O projeto Kidsmart no desenvolvimento das competências base das metas de aprendizagem na área das tecnologias de informação e comunicação para o ensino pré-escolar. Arguente. Irina Sofia Pires Palma (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013/02/18. Júri de grau académico. O género e a formação ao longo da vida: 2º ciclo de formação superior. Maria João Costa Gonçalves Simões (Mestrado).
2012. Júri de grau académico. Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades . Sílvia da Conceição Palma (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. Gestão democrática participativa: Realidade de um agrupamento de escolas no concelho de Albufeira. Ana Rita Arvela Hilário Leitão Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. Necessidades formativas dos enfermeiros de pediatria na educação para a saúde a pais de crianças com afecções respiratórias. Emanuel José Martins Mourão (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. Ensino profissional na escola secundária: Gestão adequada a um resultado eficaz. Maria Teresa Pinto da Luz Jerónimo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. Uma relação de parceria entre a família e a escola: Contributos para a sua análise no caso de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Stéhanie da Silva (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. A adaptação em creche. Sara Isabel de Barros Coutinho (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. Nova gestão escolar em autonomia: Parcerias e mudanças nos projetos educativos. Cláudia Patrícia da Conceição Fernandes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. A formação à distância dos profissionais do Hospital de Faro, EPE através da plataforma DOKEOS. Maria Emília Cantante Parreira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. Novos paradigmas em educação: Cidade educadora e cidadania. Ermelinda Oliveira de Almeida (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012 - 2012. Orientação. O processo de adaptação da criança à creche.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Coorientador.
2012 - 2012. Orientação. A participação parental na educação pré-escolar num jardim de infância da rede pública.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Coorientador.
2012. Apresentação oral de trabalho. O que é uma criança? Análise das conceções dominantes de infância no século XX, em Portugal. Colóquio "A educação no passado e no presente em Portugal e no Brasil". CEIS20/FPCEUC (Coimbra).
2012. Apresentação oral de trabalho. Por que não criamos jardins infantis? Análise de discursos sobre a institucionalização da educação de infância em Portugal (1880-1950). Cóloquio "Educação & Sociedade: Aprender e Investigar". ESE Portalegre (Portalegre).
2012. Apresentação oral de trabalho. "É preciso educar as mães": A educação para a maternidade nas revistas de educação familiar. Colóquio "Temas e reflexões de História da Educação: Perspetivas portuguesas e brasileiras". CEIS20/FPCEUC (Coimbra).
2012 - 2012. Organização de evento. ARTECH 2012 - 6th International Conference on Digital Art ().
2012. Apresentação oral de trabalho. O gamebook como modelo pedagógico: Desenvolvimento de um livro interativo para a plataforma Ipad. ARTECH 2012 - 6th International Conference on Digital Art. ARTECH, UAlg, CIEO, CIMA e CIAC (Universidade do Algarve).
2012 - 2012. Organização de evento. VIII Fórum de Ciências da Educação e da Formação (). FCHS, UAlg.
2012 - 2012. Participação em evento. Colóquio “A educação no passado e no presente em Portugal e no Brasil”. Congresso.
2012 - 2012. Participação em evento. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação . Congresso.
2012 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. História da Educação. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2012 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Metodologias e Técnicas de Investigação em Educação II . Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2010 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Educação de Infância: Princípios e práticas . Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2010/11 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Elaboração e Avaliação de Projetos Educativos . Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2012 - 2012. Arbitragem científica em conferência. ARTECH 2012 - 6th International Conference on Digital Art. Universidade do Algarve.
2012/11 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Correntes da Pedagogia Contemporânea. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2012/10 - Presente. Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
2011. Júri de grau académico. Avaliação do Ensino Superior: Avaliação do desempenho dos docentes. Sabil José Branco (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011. Júri de grau académico. A aprendizagem do inglês na idade adulta: Percepções de especialistas, formadores e formandos. Maria Madalena Bernardo Serronha (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011. Júri de grau académico. Gestão da formação no Sindicato de Profissionais de Seguros de Portugal. Raquel Eunice Casimiro Marques (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011. Júri de grau académico. O meio sócio-económico de jovens adultos e a (des)motivação académica na escolha da formação profissional. Inês Filipa Martinho de Azevedo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011. Júri de grau académico. As lógicas e as representações dos actores nos curso de educação formação face aos seus percursos escolares. Maria Antónia da Silva Charraz Godinho (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011. Júri de grau académico. A motivação dos enfermeiros no cuidar e no ensino do cuidar em enfermagem. Carina Isabel Martins Rodrigues (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2011 - 2011. Organização de evento. I Congresso Internacional da RIAICES (). RIACEIS, CIEO.
2011 - 2011. Organização de evento. VII Fórum de Ciências da Educação e da Formação (). FCHS, UAlg.
2010 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Observação e Análise da Relação Educativa (1º Ciclo - Ciências da Educação e da Formação). Ciências da Educação (Mestrado). Universidade do Algarve.
2010 - 2011. Orientação. Educação para a Saúde: Acompanhamento da implementação do Programa Nacional de Saúde Escolar no Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2010/11 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Metodologia da Investigação em Educação (2º Ciclo - Ensino de Informática). Ciências da Educação (Mestrado). Universidade do Algarve.
2008 - Presente. Membro de associação. Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDINE).
2005. Apresentação oral de trabalho. Discourses about the institutionalization of preschool education in the portuguese pedagogical press (1880-1950). 2005 European Conference in Educational Research. EERA (Dublin).
2005 - 2005. Organização de evento. II Jornadas de Ciências de Educação e da Formação (). Universidade do Algarve.
2003. Apresentação oral de trabalho. The Reflective Practioner within the H.E. World: New trends for the Research Agenda. International Conference “Teaching and Learning in Higher Education: new trends and innovations”. Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal).
2001. Apresentação oral de trabalho. As representações dos estudantes no ensino superior: Implicações na pedagogia universitária. V Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior, subordinado ao tema “Qualidade e Ensino: Contribuições da teoria, investigação e prática”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal).
2001. Apresentação oral de trabalho. Models for quality and academic achievement of students in higher education. 10th Biennial Conference da ISATT. Universidade do Algarve e ISATT (Faro, Portugal).
2001. Apresentação oral de trabalho. Abordagens à Aprendizagem de Estudantes Universitários, Rendimento Académico e Modelos de Ensino. IV Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior sobre “A relação pedagógica no ensino superior: estudo e intervenção”. Observatório Permanente da Qualidade de Ensino da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2001 - 2001. Organização de evento. “10th Biennial Conference of International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)”: “Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities” (). ISAAT e Universidade do Algarve.
2000. Apresentação oral de trabalho. Estratégias de Aprendizagem dos Alunos do Ensino Superior e Rendimento Académico. III Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior subordinado ao tema “Adaptação e Sucesso: Formas de Intervenção”. Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal).
2000. Apresentação oral de trabalho. O Professor e o Sucesso Académico no Ensino Superior. 2ªs Jornadas sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico. Projecto Factores de Sucesso/Insucesso no 1º ano dos cursos de Ciências e Engenharias do Ensino Superior (PRAXIS XXI) (Aveiro, Portugal).

Projetos

Projetos
2020/02/07 - 2022/07/31. DigP-SEM - Digital Platforms in School Clusters' Educational Management. Investigador.
2016 - 2019/01. Old Guys Say Yes to Community, Erasmus +. Investigador. Universidade do Algarve.
2011/10 - 2014/02. Lost in transition (LITE), Lifelong Learning Erasmus Programme da União Europeia. Investigador. Universidade do Algarve.

Produções

Vilhena, Carla. 2019. "Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Alves. Roteiros da Inovação Pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX". https://doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.5904
Carla Vilhena. 2022. "Alteridades e desigualdades nas práticas educativas.". https://doi.org/10.17979/srgphe.2022.26.0.9257
Carla Cardoso Vilhena; António Gomes Ferreira; Luís Mota. 2023. "“Higiene mental infantil”: Análise do discurso psicopedagógico sobre a saúde mental das crianças em idade pré-escolar (Portugal, 1945-1958)". Anuario Mexicano de Historia de la Educación. https://doi.org/10.29351/amhe.v3i2.458
Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes; Mota, Luís. 2022. "Análise do discurso sobre a educação moral das crianças na revista Saúde e Lar (1942-1960)". Em La prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas, 263-272. J. M. H. ª ed. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca.
Valadas, Sandra; Fernandes, Preciosa; Figueiredo, Carla; Vilhena, Carla. 2022. "Digital Platforms and Technologies in School Clusters in Portugal: The Perspective of School Leaders". The International Journal of Educational Organization and Leadership, 29 (2): 59-72. https://doi.org/10.18848/2329-1656/cgp/v29i02/59-72
Mota, Luís; Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes. 2022. "A família. Revista mensal de formação católica. A educação da 1ª infância no 3º quartel do século XX. ". Em La prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas, 173-192. J. M. H. Dª ed. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad Salamanca.
Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. 2021. "Early Childhood Education in Portugal: Discourses, Projects and Practices (1834-1974)". Revista Colombiana de Educación, 1 (82). https://doi.org/10.17227/rce.num82-10812
Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla; Mota, Luís. 2021. "A formação de educadoras de infância em Portugal (1954-1977): Um olhar a partir das memórias das alunas do Instituto de Educação Infantil". Em Anais de trabalhos completos do XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 518-528.
Mota, Luís; Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla. 2021. "A Escola do Magistério Primário de Coimbra (1942-1974): Uma instituição pública de formação de professores em Portugal". Em Anais de trabalhos completos do XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 432-444.
Mota, Luís; Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla. 2021. "Formar um pedagogo social: A formação (inicial) de professores do ensino primário durante a crise revolucionária (1974-1976)". Em Anais de trabalhos completos do XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (vol. 6), 359-371.
Muchacho, Luana; Vilhena, Carla; Valadas, Sandra T.. 2021. "COVID-19 e desigualdades escolares: Uma análise da investigação sobre os efeitos do encerramento das escolas no processo de ensino e aprendizagem". Educação, Sociedade & Culturas.
Vilhena, Carla; Valadas, Sandra T.; Fragoso, António. 2019. "Education matters: Cumulative advantages and disadvantages amongst Portuguese older men". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 10 (3): 275-289. https://doi.org/10.3384/rela.2000-7426.rela20199
Mota, Luís; Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla. 2019. "A recepção do pensamento de Decroly na formação de professores em Portugal. Os manuais de didática e de pedagogia (1942-1974)". Em Influencias Belgas en la educación española e iberoamericana, 705-718. J. H. Díazª ed. Ediciones Universidad Salamanca.
Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes; Mota, Luís. 2019. "A Psicologia da Criança em Portugal: O contributo de Émile Planchard". Em Influencias belgas en la educación española e iberoamericana, 755-765. J. H. Díazª ed. Ediciones Universidad Salamanca.
Valadas, Sandra T.; Vilhena, Carla; Fragoso, António. 2019. "Transitions to retirement: Perceptions of Portuguese older men". Andragoška spoznanja, 25 (2): 37-51. https://doi.org/10.4312/as.25.2.37-51
Vilhena, Carla; Gregório, Maria Helena. 2019. The contributions of education and learning for older adults' well-being: Proceedings of the 9th Conference of the ESREA -Research Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA).
Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. 2019. "Discursos sobre a emergência da Educação de Infância formal em Portugal (1880-1950)". História da Educação, 23. https://doi.org/10.1590/2236-3459/85647
Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. 2019. " Panorama sobre a educação de infância em Portugal". Em Caminhos da Educação de Infância em Portugal, editado por Ferreira, António Gomes; Mota, Luís, 15-74. Santo Tirso, Portugal: De Facto.
Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla; Mota, Luís. 2019. "Compreensão da discussão pedagógica sobre a emergência da educação de infância em Portugal". Em Caminhos da Educação de Infância em Portugal: Políticas e perspetiva contemporâneas, editado por Ferreira, António Gomes; Mota, Luís, 75-102. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores.
Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. 2019. "Modelos curriculares para a Educação de Infância". Em Caminhos da Educação de Infância em Portugal: Políticas e perspetiva contemporâneas, 103-158.
Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. 2018. "Leituras do Pensamento Educacional de António Nóvoa. Análise Comparada de Revistas Científicas de Educação e Ensino em Portugal (1987-2017)". Revista Portuguesa de Pedagogia, 51 (1): 5-26. https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_1
Vilhena, Carla. 2018. "As transições para o ensino superior: Problemas e desafios atuais". Em Dos “novos públicos” do Ensino Superior aos estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior, editado por Fragoso, António; Valadas, Sandra T., 39-58. Coimbra: CINEP.
Vilhena, Carla; Mota, Luís; Ferreira, António Gomes. 2018. "Os Cadernos de Educação de Infância (1987-2017): A inovação em educação de infância em Portugal nos últimos 20 anos". Em La prensa pedagógica de los professores, editado por J. M Hernández Díaz , 369-382. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca.
Mota, Luís; Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes. 2018. " O semanário Educação Nacional: Inovação e educação da infância em Portugal". Em La prensa pedagógica de los profesores , editado por J. M Hernández Díaz, 249-262. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca.
Martins, João; Vilhena, Carla; Sequeira, Bernardete. 2018. "Os desafios que as escolas colocam às famílias: Estratégias e práticas educativas familiares no contexto da escola pública portuguesa". Em Fracturas sociales y educativas: Desafíos para la Sociologia de la Educación, 188-199. L. Cabreraª ed. Valencia, Espanha: Institut de Creativitat i Innovacions Educativas de la Universitat de Valencia.
Vilhena, Carla. 2018. Payà Rico, A., Hernández Huerta, J. L., Cagnolati, A., González Gómez, S., & Valero Gómez, S. (Eds.). (2018). Globalizing the student rebellion in the long ’68 (A. M. Gómez Sánchez Ed. care). Salamanca: FahrenHouse. [Recensão]. Recensão - Publicada no Boletim da HISTEDUP (n.º 10, dezembro de 2018).
Ferreira, A. G.; Mota, L.; Vilhena, Carla. 2017. "Receção(ões) e leitura(s) da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal". Em Atas do Congresso Internacional Tempo dos Professores.
Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. 2017. "Receção(ões) e leituras da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal". Em O Tempo dos Professores , 45-56.
Vilhena, Carla; Mota, Luís; Ferreira, António Gomes. 2016. "Influências genebrinas em Portugal: Maria Irene Leite da Costa e o estudo científico da criança. ". Em Influencias suizas en la educación española e ibero-americana, editado por J. M. H. Díaz, 317-326. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.
Vilhena, Carla. 2016. "Non-traditional students transitions to higher education. A case study in the University of Algarve". Em Univers(al)idade. Estudantes "não tradicionais" no ensino superior: caminhos, obstáculos e conquistas , editado por Marques, João Filipe; Doutor, Catarina; Martins, Maria Helena, 9-20. Faro: Universidade do Algarve.
Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.; Mota, L.. 2016. "As revistas de educação familiar como fonte para a História da Educação". Em Atas do XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira.
Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes. 2016. "Parenting for cognitive development: Advice to parents". Em Childhood through the looking glass, editado por Sharma, V.; Brink, A., 39-48. Oxford, Reino Unido: Interdisciplinary Press.
Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. 2016. "O aperfeiçoamento moral da infância: Análise de discursos sobre o desenvolvimento moral e social da criança em idade pré-escolar". Em Atas do XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira.
Mota, Luís; Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes. 2016. "Leituras e representações da educação genebrina em Portugal. Na peugada de Áurea Judite Amaral ". Em Influencias suizas en la educación española e ibero-americana, 289-300. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.
Henriques, Helder M. G.; Vilhena, Carla Cardoso. 2015. "A preservação da infância: Análise de discursos sobre a criança em perigo moral (Portugal, 1910-1916)". Educação em Revista, 31 (2): 61-81. https://doi.org/10.1590/0102-4698132627
Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. 2015. "O educar no criar: A alimentação e a educação das crianças e das suas mães (1945-1958)". Mnmosine Revista, 6 (2): 80-98.
Vilhena, Carla; Mota, L.; Ferreira, A. G.. 2015. "Discursos sobre o desenvolvimento intelectual da criança em idade pré-escolar publicados na revista Os Nossos Filhos". Em La prensa de los escolares y estudiantes: Su contribución al patrimonio histórico educativo , 963-972. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.
Mota, L.; Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. 2015. "Rumo. Periódico de los alumnos de la Escuela de Magisterio Primario de Coimbra. El día a día en un centro de enseñanza normalista (1942-1974)". Em La prensa de los escolares y estudiantes: Su contribución al patrimonio histórico educativo , 501-514. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca.
Vilhena, Carla. 2015. "Comportamentos antissociais na infância e juventude em Portugal (décadas de 70 a 90 do século XX): Incursões exploratórias". História: Questões & Debates, 62 (1): 219-246.
Vilhena, Carla; Mota, Luís; Ferreira, António Gomes. 2015. "Discursos sobre o desenvolvimento intelectual da criança em idade pré-escolar publicados na revista Os Nossos Filhos". Em La prensa de los escolares y estudiantes: Su contribución al patrimonio histórico educativo , 936-972. Ediciones Universidad de Salamanca.
Ferreira, A. G.; Mota, L.; Vilhena, Carla. 2014. "Representações da educação italiana no Ensino Normal Primário: Os periódicos das Escolas do Magistério Primário (1944-1974)". Em Influencias italianas en la educación española e ibero-americana, 511-526. Salamanca, Espanha: FarenHouse.
Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. 2014. "Para bem formar uma personalidade normal. Discursos sobre como educar as crianças em revistas de educação familiar (1945-1958). ". Revista Brasileira de História da Educação, 14 (2): 23-51.
Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. 2014. "Educate mothers to rear and educate good children: Portuguese parenting magazines and the diffusion of scientific motherhood (1945-1958)/ Formar bem as mães para criar e educar boas crianças: as revistas portuguesas de educação familiar e a difusão da maternidade científica (1945-1958) ". História da Educação, 18 (44): 129-147. http://hdl.handle.net/10400.1/5366
Vilhena, C.C.; Ferreira, A.G.. 2014. "Educate mothers to rear and educate good children: Portuguese parenting magazines and the diffusion of scientific motherhood (1945-1958) | Formar bem as mães para criar e educar boas crianças: As revistas portuguesas de educação familiar e a difusão da maternidade científica (1945-1958)". Historia da Educacao, 18 (44): 129-147. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907002850&partnerID=MN8TOARS
Vilhena, Carla. 2013. ""É preciso educar as mães": As revistas de educação familiar e a profissionalização da maternidade (1945-1958)". Exedra, (Temático ): 71-79.
Henriques, H.; Vilhena, Carla. 2013. "Imprensa e regeneração de menores delinquentes: A colónia agrícola de Vila Fernando (1ª metade do século XX).". Em Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo, 245-256. Salamanca, Espanha: Ediciones Universid de Salamanca.
Vilhena, Carla. 2013. "Por que não criamos jardins infantis? Análise de discursos sobre a institucionalização da educação de infância em Portugal (1880-1950)". Em Educação e Formação de Professores: História(s) e Memória(s), 13-26. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre. http://hdl.handle.net/10400.1/5357
Bidarra, J.; Figueiredo, M.; Valadas, Sandra. 2012. "O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad". Em Aprender na era digital: Jogos e mobile learning, 83-110. Santo Tirso, Portugal: De Facto.
Vilhena, Carla. 2012. "Discursos sobre a educação das crianças em idade pré-escolar nas revistas de educação familiar (1945-1958)". Em Rituais, espaços & patrimónios escolares. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação .
Bidarra, J.; Figueiredo, M.; Valadas, Sandra; Vilhena, Carla. 2012. "O gamebook como modelo pedagógico: Desenvolvimento de um livro interativo para a plataforma iPad.". Em ARTECH 2012 Crossing Digital Boundaries - 6th International Conference on Digital Arts.
Vilhena, Carla. 2010. A educação para a maternidade nas revistas de educação familiar no último meio século (Tese de doutoramento não publicada). http://hdl.handle.net/10400.1/5361
Vilhena, Carla; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra; Faísca, Luis. 2005. "Students’ voices at a Portuguese university: Academic motivation and its relationship with academic success". Em Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universties, 109-119. Oxford: Routledge.
Gonçalves, F.R.; Valadas, S.; Faísca, L.; Vilhena, C.. 2005. Students' voices at a Portuguese university: Academic motivation and its relationship with academic success. https://doi.org/10.4324/9780203012529
Ribeiro Gonçalves, Fernando; Valadas, Sandra T.; Vilhena, Carla; Quintas, Helena; Faísca, Luís. 2002. O Professor do Ensino Superior enquanto Prático Reflexivo: Proposta de novas linhas de Investigação.. http://www.fchs.ualg.pt/ceduc/fases/
Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra; Faísca, Luis; Vilhena, Carla. 2001. "Processos de estudo e abordagens à aprendizagem de estudantes universitários: Suas relações com o sucesso académico". Em Modelos e práticas em educação de adultos, 79-98. Coimbra: Ediliber.
Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra; Vilhena, Carla; Faísca, Luis. 2001. "Students' voices at a Portuguese university: Academic motivation and its relationship with academic success". Em ISATT Conference 2001 - Connecting policy and practice: Challenges for teaching and learning in schools and universities.
Vilhena, Carla. 2001. Institucionalização da educação pré-escolar em Portugal (1880-1950) (Dissertação de mestrado não publicada).
Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. 2001. Abordagens à Aprendizagem de Estudantes Universitários, Rendimento Académico e Modelos de Ensino.. http://www.fchs.ualg.pt/ceduc/fases/
Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. 2001. Students’ point of view about the reasons for academic failure in higher education. Em 10th Biennial Conference da ISATT.
Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. 2001. The meanings of academic failure in higher education. Em 10th Biennial Conference da ISATT.
Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. 2001. Students’ behavioural symptoms of lack of academic motivation in higher education. Em 10th Biennial Conference da ISATT.
Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra; Vilhena, Carla. 2000. "O professor e o sucesso académico no ensino superior". Em Pedagogia Universitária e Sucesso Académico.
Bairrão, J.; Felgueiras, I.; Fontes, P.; Pereira, F.; Vilhena, Carla. 1998. Os alunos com necessidades educativas especiais: Subsídios para o sistema de educação. 1ª ed. Lisboa: Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação.
Vilhena, Carla. 1997. "Jardim de Infância de Lisboa: O primeiro jardim de Infância em Portugal". Análise Psicológica, (2): 323-329.
 

Contacto