Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Paiva

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Unidade ID externa
Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado

Atividades

Atividades
2022 - Presente. Orientação. healh4teens: Design de um curso de formação em bLearning para profissionais de saúde..Master (Mestrado). Coorientador.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista de Educação a Distância e Elearning (ISSN2182-4967). LE@D, Universidade Aberta.
2018 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2015 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. PSICOLOGIA DA INTERNET E PROCESSOS PSICOPEDAGÓGICOS . Psicologia da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2012 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. OS MÉDIA DIGITAIS EM EDUCAÇÃO. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2012 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. HISTÓRIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Revisão ad hoc de artigos em revista. Revista de Comunicação, Cultura e Artes (2184-8661). CIAC, Universidade do Algarve.
Revisão ad hoc de artigos em revista. European Journal of Open, Distance and E-Learning (1027-5207]). EDEN.
2020/07/22 - 2024. Arbitragem científica em revista. Revista RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning (2182-4967). Laboratório de Educação a Distância e Elearning.
2023/12/15 - 2023/12/15. Arbitragem científica em conferência. Member of the scientific comitee of the Conference XI Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2023): Aprendizagem ao Longo da Vida na Era da Inteligência Artificial. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)(em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da Universidade Aberta e Instituto Politécnico de Santarém) .
2023/01. Apresentação oral de trabalho. Digital Presence and Online Identity among Digital Scholars: A Thematic Analysis , , Faro 25th to 27th January 2023. 7Th The World Conference on Qualitative Research (WCQR).
2022/12/16 - 2022/12/16. Arbitragem científica em conferência. Xº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning (eLIES2022). Lisboa.
2022/02/03. Júri de grau académico. Emoções online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem no ensino superior a distância em Portugal. Arguente principal. Maria Teresa Duarte Severino de Oliveira (Doutoramento). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2021/09/14. Apresentação oral de trabalho. Tecnologias e Estratégias de Comunicação Online durante a Pandemia CoViD-19: O caso das Instituições de Ensino Superior em Portugal. XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2021: Desafios do Digital. Centro de Competência/Universidade do Minho, (online) (Braga, Portugal).
2021/06/23. Apresentação oral de trabalho. Online Communication and Assessment Practices During the Covid Pandemic: The Portuguese Higher Education Students Perceptions [Paper presentation] [trabalho em coautoria]. EDEN 30th Anniversary - Virtual Annual Conference – Lessons from a Pandemic for the Future of Education. EDEN e UNED (Madrid, Espanha).
Revisão ad hoc de artigos em revista. Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models . IGI Global .
2020/11/07 - 2020/11/07. Participação em evento. "Os desafios do ensino a distância nos primeiros anos de escolaridade: perspetivas da psicologia da educação". Palestra proferida (por videoconferência) . Encontro. XXIII Encontro Nacional de Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos) - promovido por Associação de Professores de Matemática. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/22. Apresentação oral de trabalho. "Suddenly we were all online: perceptions and practices experienced by faculty members and students during emergency teaching" - [Paper presentation] [trabalho em coautoria]. 11th EDEN 2020 Research Workshop (EDEN RW11) Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New challenges for research into digital, open, distance & networked education. EDEN e LE@D da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal, online) (Lisboa, Portugal).
2020/04/28. Júri de grau académico. Formação de Professores do Ensino Profissionalizante em e-Learning: Interação e Colaboração no Processo de Ensino e Aprendizagem. Arguente. Kátia Ramos (Mestrado). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2020/02/20 - 2020/02/20. Participação em evento. Participação na dinamização de atividades da Psicologia nas sessões do Dia Aberto 2020, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 20 de fevereiro de 2020, na Universidade do Algarve.. Outro. Dia Aberto 2020. Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação; Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/12/20. Júri de grau académico. Digital Storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger: A história do Marco. Arguente. Ana Rita Ribeiro Correia (Mestrado). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2019/12/09. Apresentação oral de trabalho. Aula invertida: e o que pensam os alunos?
DOI: 10.13140/RG.2.2.14231.52648. VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior (eL@IES 2019) "Políticas e Práticas de eLearning no Ensino Superior. Universidade do Algarve (em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da UaB, e Instituto Politécnico de Tomar (Faro , Portugal).
2019/12/09. Apresentação oral de trabalho. Experiências de inclusão de flipped-classroom no ensino presencial. Comunicação no painel II - Práticas de Flipped Classroom no Ensino Superior.. VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior (eL@IES 2019) "Políticas e Práticas de eLearning no Ensino Superior. Universidade do Algarve (em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da Universidade Aberta e Instituto Politécnico de Tomar (Faro , Portugal).
2019/07/05. Júri de grau académico. Redes Sociais e Idosos: um estudo de caso em Silves. Arguente. Fernanda Maria Ramos Gonçalves (Mestrado). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2019/07/01 - 2019/07/05. Participação em evento. Participação na dinamização de atividades da Psicologia nas sessões do Curso de Verão (Dis)cursos e Práticas em Psicologia e Ciências da Educação, com o workshop: “Adolescentes na Internet: oportunidades e riscos”, no dia 2 - Dia da Psicologia da Educação, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que decorreu de 1 a 5 de julho de 2019 na Universidade do Algarve.. Oficina (workshop). Curso de Verão (Dis)cursos e Práticas em Psicologia e Ciências da Educação. Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação; Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/06/27. Júri de grau académico. Formação em e-Learning sobre ambientes digitais: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. Arguente. António Jorge Nunes Marques (Mestrado). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2019/04/04 - 2019/04/04. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do XVIII Encontro de Psicologia no Algarve: Novas Perspetivas em Psicologia - 20 Anos Depois, pela área da Psicologia da Educação, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que decorreu no dia 4 de abril de 2019 na Universidade do Algarve. (2019). Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação; Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/04/04 - 2019/04/04. Organização de evento. Organização e Moderação do “Workshop 3: Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento”, pela área da Psicologia da Educação, no âmbito do XVIII Encontro de Psicologia no Algarve: Novas Perspetivas em Psicologia - 20 Anos Depois, do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 4 de abril de 2019 na Universidade do Algarve. (2019). Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação; Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2017 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/12/14. Apresentação oral de trabalho. Estudo de caso a uma aplicação flipped learning. VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (EL@IES 2018) "Competências Digitais no Ensino Superior". Instituto Politécnico de Castelo Branco (em colaboração com LE@D - Universidade Aberta, Universidade do Algarve) (Castelo Branco, Portugal).
2018/12/14 - 2018/12/14. Organização de evento. Coordenadora da equipa UALg que integrou a Comissão Organizadora do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior”(eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018. Membros da equipa: Margarida Madeira, Mauro Figueiredo. (2018). Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning; Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia; Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2018/12/14 - 2018/12/14. Organização de evento. Membro da Comissão de Organização do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior” (eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018. (2018). Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning; Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia.
2018/12/14 - 2018/12/14. Organização de evento. Moderadora do “Painel II: O Estudante de Ensino Superior” que decorreu no âmbito do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior” (eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018. Membros do painel: Irene Tomé (UNL); José Lagarto (UCP); Luís Pereira (Cov.U.); Mauro Figueiredo (UALg). (2018). Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning; Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia; Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2018/12/07. Júri de grau académico. Educação Aberta e à distância na capacitação de professores em Cabo Verde. Mestrado em Pedagogia do Elearning,
Universidade Aberta.
Arguente. Arguente. Ivanilda Nascimento Delgado Ramos (Mestrado). Universidade Aberta;Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2018/09 - 2018/09. Arbitragem científica em conferência. IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-Learning. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.
2018/07 - 2018/09. Arbitragem científica em conferência. 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation (2018). Universidade do Minho (Braga).
2014 - 2015. Curso / Disciplina lecionado. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM
. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/04/17 - 2013/04/18. Participação em evento. Moderação da mesa 2 - Psicologia da Educação, “Saúde e bem-estar: perspetivas contemporâneas da psicologia”, . Encontro. XII Encontro de Psicologia do Algarve - Saúde e bem-estar: perspetivas contemporâneas da psicologia. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002/09 - 2011/06. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia e Tecnologias da Informação e da Comunicação - Tema Avançado II . Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2010 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Comunicação e Relações Interpessoais . Ensino de Biologia e de Geologia, Física e de Química e de Matemática (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2010 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Comunicação e Dinâmica de Grupos . Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO . Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Técnicas de Comunicação . Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2010/04/21. Apresentação oral de trabalho. Relações entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet. XVII Congreso de Psicología INFAD. Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida. INFAD (Zamora, Espanha).
2008 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Educação de Infância . Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2009/11/19. Apresentação oral de trabalho. Training future teachers for searching the Web. XI Simpósio Internacional de Informática Educativa SIIE 09. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2009/09/15. Apresentação oral de trabalho. O acesso à informação na Web: desenvolvimento de competências em estudantes universitários, futuros-professores. XIII Encontro IberoAmericano de Educação Superior a Distância. Redes Universitárias, Pós-Graduações e Complementaridade Curricular. AIESAD e Universidade Aberta (Lisboa e Coruche, Portugal).
2009/03/11. Apresentação oral de trabalho. Training Web search skills: effects on performance of future teachers. INTED2009, International Technology, Education and Development Conference.
2007 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia do Desenvolvimento II . Enfermagem (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2003 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Matemática/Biologia e de Geologia/Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2002 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Matemática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2002 - 2008. Outro júri / avaliação. Arguição em diversos júris de Projectos de final de Licenciatura. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Estágios Académicos. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1995 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Tecnologia Educativa . Ensino de Biologia e Geologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2006/07/10. Apresentação oral de trabalho. An Interactive Tool for Learning Ultrasound. GETS 2006, Global Educational Technology Symposium. Centro de Sistemas Inteligentes (CSI) da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2006/05/15 - 2006/05/16. Participação em evento. Moderação da mesa 3 - Psicologia da Educação. Encontro. V Encontro de Psicologia do Algarve. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Português (Pós-Graduação). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Português Francês (Pós-Graduação). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Português Inglês (Pós-Graduação). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2001 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1997 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Orientação de Projectos de final de curso. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2004/12 - 2004/12. Participação em evento. Acção de formação para Psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação da região do Algarve, com a intervenção/oficina sobre “Processos Psicopedagógicos diferenciados: sugestões para intervenção”, . Encontro. Necessidades Educativas Especiais – o papel dos SPO, 1.º Encontro de Reflexão . Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2004/11/12. Apresentação oral de trabalho. Amor e Sexualidade na Adolescência. Seminário temático Educar para os Afectos/Sexualidade. Pró-Ordem e Sindicato dos Professores do Ensino Superior (Setúbal, Portugal).
2004/02/03. Apresentação oral de trabalho. A Sexualidade na Adolescência. Semana da Adolescência. Gabinete de Apoio ao Adolescente da Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal).
2003/10/23. Apresentação oral de trabalho. Pesquisa temática na Internet: que tipo de formação para construir estas aprendizagens. Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación «Luces en el laberinto audiovisual». Facultad de Ciencias de la Educación, de la Universidad de Huelva (Huelva, Espanha).
2001/01/26. Apresentação oral de trabalho. Internet e Aprendizagem. Seminário A Educação em Tempo de Mudança. Pró-Ordem e Sindicato dos Professores do Ensino Secundário, (Loulé, Portugal).
2003/01 - 2003/01. Participação em evento. Recursos didácticos na formação e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Módulo VI (10,5 h), ), dirigido a Técnicos de Saúde (médicos, enfermeiros e psicólogos), . Oficina (workshop). Curso de Formação de Formadores em Educação Sexual. Associação para o Planeamento da Família; Direcção-Geral da Saúde.
2001 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia do Desenvolvimento . Ensino de Biologia e Geologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2001 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2001 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Matemática/Biologia e de Geologia/Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2001 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2002/06/21. Apresentação oral de trabalho. Em busca de “pontes” entre a educação familiar e a educação escolar do adolescente. Encontro Maternidade e Paternidade Hoje. Fundação Portuguesa da Juventude (Tavira, Portugal).
2002/06 - 2002/06. Participação em evento. Educação Sexual nas Escolas do 1.º Ciclo do ensino Básico: preparação de um projecto. Outro. Acção de sensibilização com Professores do Agrupamento Vertical de Escolas D. Paio Peres Correia. Associação para o Planeamento da Família.
2002/05 - 2002/05. Participação em evento. Educação Sexual nas Escolas: a sexualidade na adolescência. Outro. Acção de sensibilização na Escola EB 2,3 de Estói. Associação para o Planeamento da Família.
2002/04/16. Apresentação oral de trabalho. A actividade física e os processos de mudança na adolescência. Seminário/Debate A actividade física na prevenção de comportamentos de risco. Núcleo de Estágio do INUAF (Faro, Portugal).
2002/03/01. Apresentação oral de trabalho. Amor adolescente? Não. Amor! . Semana da Adolescência (mesa redonda sobre Sexualidade na Adolescência). Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal).
1997 - 2002. Outro júri / avaliação. Arguição em diversos júris de Projectos de final de Licenciatura. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2001/09/21. Apresentação oral de trabalho. Usability of Instructional Information and Communication Technologies: Some criteria to develop and use instructional technology. ISATT 10th Biennial Conference,. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2001/06/20 - 2001/06/20. Participação em evento. Problemas de comportamento e estratégias de intervenção. Outro. Acção de Sensibilização com Professores da Escola EB 2,3 João da Rosa de Olhão, numa colaboração entre a escola e a Universidade do Algarve. Universidade do Algarve.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Matemática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Física e Química (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Metodologia do Ensino Tecnológico . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Metodologia do Ensino Tecnológico II . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1998. Apresentação oral de trabalho. Estratégias de Resolução dos Problemas de Inclusão de Classes. Mesa Redonda sobre "Aprendizagem da Matemática" no 4º Colóquio de Psicologia e Educação. ISPA/European Journal of Psychology of Education (Lisboa, Portugal).
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Matemática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência. Física e Química (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Matemática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Física e Química (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Estágios Pedagógicos . Ensino de Informática. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1995 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino. Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1995 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino . Estudos Portugueses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1996. Participação em evento. Matemática: A Aprendizagem de conceitos fundamentais. A importância dos jogos e outros materiais educativos no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Centro de Formação de Professores Pêro de Alenquer.
1995 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Teoria e Desenvolvimento Curricular . Biologia e Geologia (Ensino de) (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1993 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Tecnologias Educativas – Informática e Educação. Professores do Ensino Básico - 2.º C., v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1993 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Tecnologias Educativas – Informática e Educação. Professores do 2.º c. do Ens. Básico, var. de Educação Visual e Tecnológica (Licenciatura). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1992 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas . Professores do Ensino Básico - 2.º C., v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1995/03 - 1995/03. Participação em evento. Objectivos do Trabalho em Jardim-de-infância. Outro. Acção de Formação dirigida a Educadores de Infância da escola da Voz do Operário da Graça.
1995. Apresentação oral de trabalho. Necessidade de articulação entre os objectivos de ensino-aprendizagem e práticas educativas em diferentes ciclos de escolaridade. Comunicação dirigida a educadores de infância, professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Voz do Operário da Graça (Lisboa, Portugal).
1992 - 1995. Curso / Disciplina lecionado. Matemática Prática . Educadores de Infância (Bacharelato). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1992 - 1995. Curso / Disciplina lecionado. Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas . Professores do Ensino Básico (1.º ciclo) (Bacharelato). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1994/05 - 1994/05. Participação em evento. Jogos de Matemática e sua fundamentação psicopedagógica. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico , realizada no contexto dos Sábados Pedagógicos promovidos pelo Movimento da Escola Moderna (do M.E.M.), .
1993/10 - 1993/10. Participação em evento. A Psicologia e Aprendizagem Infantil; Formas de Comunicação; Animação de Grupos Infantis; A Punição. Outro. Acção de Formação dirigida a Técnicos Auxiliares de Educadores de Infância, Sta. Casa da Misericórdia da Madalena, Pico, Açores.
1993 - 1993. Participação em evento. Matemática: Evolução das Estruturas Lógico Matemáticas; A noção de Número; A Representação Gráfica; Estratégias de Resolução de Problemas. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, C.E.F.O.P.N.A.- Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, Portalegre.
1991 - 1992. Participação em evento. Avaliação do Ensino - Aprendizagem. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE, Sacavém .
1991 - 1992. Participação em evento. Consciência Metalinguística e Aprendizagem da Leitura. Análise de Estratégias e Instrumentos Facilitadores na Construção de Competências Linguísticas. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1991/92 (65 professores da zona escolar de Sacavém)..
1991 - 1992. Participação em evento. Aquisição da Escrita e da Leitura. O Papel Facilitador do Professor no Desenvolvimento destas Aprendizagens. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1991/92 (65 professores da zona escolar de Sacavém)..
1991. Apresentação oral de trabalho. A inclusão de classes: a influência de factores perceptivos, da contextualização e da ordem no desempenho inclusivo. 6º Colóquio de Psicologia e Educação. ISPA / European Journal of Psychology of Education (Lisboa).
1990 - 1991. Participação em evento. Problemas de Comportamento e Estratégias de Resolução. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1990/91 (120 professores do Concelho de Azambuja).
1990 - 1991. Participação em evento. Despiste Precoce. Intervenção junto de Crianças com Necessidades Educativas Especiais. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE.
1990 - 1991. Participação em evento. O Desenvolvimento da Linguagem na Criança - Importância da Oralidade. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE, 1990/91 (370 professores dos concelhos de Azambuja e de V. F. de Xira)..
1990 - 1991. Participação em evento. Organização da Sala de Aula em Escolas Unitárias. Outro. Acção de Formação dirigida a professores a leccionar em escolas de lugar único, PIPSE.
1989 - 1990. Participação em evento. O trabalho por Projecto. Outro. Acção de Formação dirigida aos professores do 1º ciclo de ensino básico, PIPSE.
1988. Apresentação oral de trabalho. Um estudo sobre a Formação do Conceito de Inclusão de Classes. 4º Colóquio de Psicologia e Educação. ISPA/European Journal of Psychology of Education (Lisboa, Portugal).
1987. Apresentação oral de trabalho. Animadores que situação? Que perfil?. 1º Encontro de Animação Sócio-educativa para a Infância. ISPA / Projecto Alfama (Lisboa, Portugal).
1987 - 1987. Participação em evento. Animação de Ateliers de Iniciação a Técnicas de Expressão Plástica, Dramatização, Impressão. Outro. Acção de Sensibilização dirigida a jovens do programa OTL e OTJ da C.M. de Oeiras.
1987 - 1987. Participação em evento. Organização pedagógica de um Centro de Actividades de Tempos Livres. Outro. Acção de Formação dirigida a jovens do programa OTL e OTJ, da Câmara Municipal de Oeiras.
1987 - 1987. Participação em evento. O Desenvolvimento Psicológico da Criança. Outro. Acção de Formação , dirigida a jovens do programa de OTL e OTJ, da Câmara Municipal de Oeiras.
1986 - 1986. Participação em evento. Importância da Biblioteca num Espaço de A.T.L, . Outro. Acção de Formação dirigida a técnicos de educação da Sta. Casa da Misericórdia de Lisboa.

Projetos

Projetos
2020/05/09 - 2023. Project Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education (PTIN/UID4372-LE@D/022020 ) . Co-Investigador Responsável (Co-IR). Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning.
2019/01/01 - 2019/12/31. Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning, 6817 - DCRRNI ID. Universidade Aberta.
2019/01/01 - 2019/12/31. Research Centre for Arts and Communication - CIAC, 6817 - DCRRNI ID. Universidade do Algarve; Instituto Politécnico de Lisboa; Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2011/01/01 - 2012/12/31. Projecto Estratégico - UI 4019 - 2011-2012, 6817 - DCRRNI ID. Universidade do Algarve.
2000 - 2006. Literacia científica e cidadania para todos os alunos , ProjGulbJFFS2002/FCG/46955. Investigador. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais; Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Produções

Paiva, Ana Maria Videira. 2018. "Participação e partilha de conhecimentos na sociedade em rede : os contextos educacionais online". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.2/7445
Paiva, Ana Maria Videira. 2008. "A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.2/749
Paiva, Ana; Paiva, Ana; Giger, Jean -Christophe; Faísca, Luís; Batista, L.. 2011. ""Mais quente melhor": O impacto do papel informativo das emoções na CMC". Número Extraordinário da Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (ISSN: 1138-1663), 371-382. https://en.calameo.com/read/0008809692f2b21d6fcf0
Paiva, Ana; Mendes, Joana; Mendonça, Sandra & Paiva, Ana. 2011. "Relacionamento e Anonimato na utilização da Internet". International Journal of Developmental and Educational Psychology/ INFAD Revista de Psicología, 5 (1): 417-426. http://infad.eu/RevistaINFAD/2011/n1/volumen5/INFAD_010523_417-425.pdf
Paiva, Ana. 2010. "Relação entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet". International Journal of Developmental and Educational Psychology/ INFAD Revista de Psicología, 4 (1): 63-72. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3498/349832327006
Paiva, Ana; Pereira, Rita & Paiva, Ana. 2014. "Retextualizar os Internetês: implicações das tecnologias no quotidiano adolescente". Em Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização – Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana, 891-899. Braga, Portugal: CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho).
Paiva, Ana. 2009. "O acesso à informação na Web: desenvolvimento de competências em estudantes universitários, futuros-professores". Em Atas do XIII Encontro Ibero-Americano de Educação Superior a Distância, 1-18. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta (CD-ROM)/FCT.
Paiva, Ana. 2009. "Training Web search skills: effects on performance of future teachers". Em INTED2009 Proceedings , 223-232. Valência, Espanha: IATED (https://iated.org/archive/inted2009).
Paiva, Ana. 2009. "Training future teachers for searching the Web". Em Actas do XI Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 09) (CD-ROM com ISBN), 62-67. Coimbra, Portugal.
Mendes, Joana; Mendonça, Sandra & Paiva, Ana. 2010. "Relações entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet". International Journal of Developmental and Educational Psychology/ INFAD Revista de Psicología, XXII (1(4)): 63-72.
Paiva, Ana. 2003. "Pesquisa temática na Internet: que tipo de formação para construir estas aprendizagens". Trabalho apresentado em Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación «Luces en el laberinto audiovisual», Huelva, Espanha,23 de outubro, 2003, 5-16.
Paiva, Ana. 2001. "Usability of Instructional and Communication Technologies: Some criteria to the development and use of Educational Technology". Em Proceedings of the ISATT 10th Biennial Conference, 839-845.: ISATT.
Paiva, Ana. 1992. "Necessidades especiais de educação". Boletim do Núcleo de Animação Pedagógica de Sacavém , (3): 2-9.
Paiva, Ana. "O desenho...a Escrita...a Leitura...". Boletim do Núcleo de Animação Pedagógica de Sacavém - P.I.P.S.E, 2 (09 de junho, 1992): 9-13.
Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Paiva, Ana; Paz, João; Mendes, Elisabete; Loureiro, Ana; Messias, Inês; et al. 2022. "Learning During Emergency Remote Teaching in Portugal: Higher Education Students' Emotional Snapshot". Em Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models, editado por A. Afonso, L. Morgado, & L. Roque,, 101-130. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9538-1.ch006
Morgado, Lina; Paz, João; Pereira, Hugo; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Cardoso, Paula; Paiva, Ana; et al. 2021. "Online communication and assessment practices during the Covid Pandemic: a study of the portuguese higher education students¿ perceptions". https://doi.org/10.38069/edenconf-2021-ac0028
Loureiro, Ana; Vieira, M. F.; Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, Lina; Runa, Ana; Seco, C.; Cardoso, Paula; et al. 2021. "Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a pandemia covid-19: o caso das instituições de ensino superior em Portugal". http://hdl.handle.net/10400.15/3932
Ana Paiva; António Quintas -Mendes. 2023. "Digital Presence and Online Identity among Digital Scholars: A Thematic Analysis". Social Sciences , 12. https://doi.org/10.3390/socsci12070379
Ana Paiva. 2021. "Tecnologias e Estratégias de Comunicação Online durante a Pandemia CoViD-19: O caso das Instituições de Ensino Superior em Portugal".
Messias, Inês; Paiva, Ana. 2022. "Moving to E@D - Transformação digital no Ensino Superior em tempo de pandemia". Em Investigação e Inovação no LE@D: Atores e Projetos em 2021- 2022, editado por Morgado, Lina; Aires, Luísa; Barreto de Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Antonieta, 86-92. Lisboa, Portugal: LE@D, Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/leadw.2022.3
 

Contacto